blog

domingo, 10 de maio de 2009

Bolo de Rolo!!!!!

Gente, nem acredito nisso... nunca tinha nem pensado... estava eu fuçando o blog Eu Nasci pra Casar.. um post de dezembro do ano passado e me deparo com um bolo de rolo.. q eu adorooooooo
Juro q nunca tinha imaginado colocar os bolos de rolo na minha recepção.... mesmo assim adorei a idéia e com certeza vou copiar.... achei realmente incrível...

O bolo de rolo é uma iguaria típica de Pernambuco... estado no qual tenho um pezinho e tanto.. já que meu pai era pernambucano de Olinda...
Ele tem uma massa bem fininha, molhadinha.. com uma sensação quase de massa crua.. o recheio mais comum é de goiabada, mas com as inovações do nosso mundo moderno temos agora com todos os tipos de recheio.. nozes, doce de leite, côco ( hummmmm adoro...)
O melhor é q essa iguaria eu tenho uma fonte em BH.. na verdade é uma mulher que trabalha comigo q tem... mas amanhã mesmo eu pego com ela rsrsrs.
Fiquei tão entusiasmada com a idéia que tive q escrever sobre isso... tenho tantas idéias, que se eu não escrever eu esqueço td.. rsrs
No mais é um doce mais barato do que os demais que tenho visto... um bolo grande custa 30 reais... com ele consigo fazer pelo menos uns 30 pedaços... embrulhar em celofane e amarrar com fitinhas...

Quem quiser o contato de bolo de rolo muito bom aqui em BH é só falar q amanhã eu passo...


Bolo-de-rolo é um doce brasileiro , típico de Pernambuco. A massa é feita com farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar.

Essa massa é enrolada com uma camada de goiabada derretida, dando a aparência de um rocambole. No entanto, as camadas de massa e goiabada são bem mais finas e o sabor completamente diferente.

Sua origem está na adaptação do bolo português "colchão de noiva", uma espécie de pão-de-ló enrolado com recheio de nozes. Ao chegarem aqui, os portugueses passaram a trocar o recheio pela goiaba, fruta abundante no nordeste brasileiro, sempre dosada com muito açúcar dos engenhos da região. Até hoje é comum polvilhar-se o Bolo-de-Rolo com açúcar em sua camada externa, arrematando a apresentação da sobremesa.

Pela Lei Ordinária Nº 379/2007 o bolo-de-rolo foi reconhecido como patrimônio imaterial de Pernambuco.



Bjocas a todas
até mais

10 comentários:

  1. Oi! Adorei saber que em BH tem pessoas que fazem o bolo de rolo. Vc poderia me passar o contato! Obrigada! Cláudia

    ResponderExcluir
  2. eu gostaria do contato tb, nannesoliveira@hotmail.com
    bjoo

    ResponderExcluir
  3. Me passa o contato tb, nao achei ainda alguém que faça bolo de rolo aqui em BH, sou de recife e é o melhor bolo... vdsena@msn.com

    ResponderExcluir
  4. No Rio de Janeiro ja e possivel adquirir essas maravilhas de `Bolo de Rolo` tanto peca inteira (por Kg) quanto por formato de lembrancinhas, semelhante ao formato de `Bem Casado. Ja utilizei e foi um sucesso. A encomenda foi feita a Sra. Mariana, tel (21) 33311271 ou 33313958. Lembro que me foi oferecido varios sabores de recheio, como goiaba, doce de leite, chocolate, morango, ameixa, etc. Camila

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Estou querendo o contato da fábrica do bolo de rolo aqui de BH, meu email é camipantolfo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa, quero muito saber onde compro em BH! Meu email: camiladantas70@gmail.com.
    Obrigada, Camila

    ResponderExcluir
  7. me passe tbm, sou de bh!!! ameliacorlaite@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Também quero o contato. psoares.vet@hotmail.com
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
  9. Me passe o contato de BH tb por favor grazilage.oliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá! Também estou interessada no contato aqui em BH. Você pode me enviar? lena.brandao.s@gmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir

deixe seu pitaco aqui também...